Nem sempre tenho tempo para deixar um bolo pronto. A minha salvação, quando não tenho nada para o café da manhã, é essa receita de panqueca de iogurte feita com farinha de arroz. Tirando as claras que tem que ser batidas em neve (e pra isso existe batedeira), é um lanche super rápido e prático, pois fica pronto em aproximadamente 15 minutos e sobra da massa pode ser guardada de um dia para o outro na geladeira, sem perder nada no sabor.
- 2 ovos grandes, com claras e gemas separadas;
- 85 g de farinha de arroz;
- 1 1/2 de chá de fermento em pó;
- uma pitada de sal;
- 1 pode de iogurte natural (aproximadamente 110 ml);
- 100 ml de leite (faço assim: coloco o iogurte no medidor e completo com leite até obter 210 ml);
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- azeite para fritar;
- 1 banana cortada em rodelas;
- cada de agave e canela a gosto.
MODO DE FAZER:
Bata as claras em neve. Enquanto isso, misture a farinha de arroz, o fermento e a pitada de sal. Junte o iogurte, o leite, as gemas e a baunilha. Reserve.
Quando as claras estiverem bem batidas, misture uma colherada cheia a massa para afiná-la e depois incorpore o restante com cuidado.
Unte a frigideira com azeite e passe um papel-toalha para retirar o excesso. Espere esquentar e adicione uma colherada cheia da massa formado um disco. Frite em fogo baixo por aproximadamente 2-3 minutos até a base dourar. Vire e frite mais 2 minutos.
Retire da frigideira, coloque as bananas picadas por cima, a canela em pó, a calda de agave e bom café da manhã.
Rendimento: 4 panquecas de aproximadamente 10 cm de diâmetro.
(*) A receita original manda adicionar uma colher de sopa de açúcar, mas faço sem por causa da calda de agave, que já é doce o suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário