Nunca havia pensado na possibilidade de fazer um bolo com tomilho até assistir ao Nigel Slater fazer esse bolo num domingo de manhã. Não resisiti a novidade e tive que sair a caça da receita pela internet e pra minha sorte achei em um dos meus sites de receitas favoritos, o Technicolor Kitchen. Este bolo além de muito aromático, é bem úmido e combina muito bem com um café coado na hora. Passou a ser um dos meus preferidos.
Bolo:
- 100g de mistura de farinha sem glúten (*)
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 100g de farinha de amêndoa (como não tinha a farinha, triturei as amêndoas o máximo que pude no mixer e ela ficou meio grossinha, o que tornou o bolo ainda mais interessante, pois adicionou uma leve crocância a massa)
- 1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco (aperte-as na colher na hora de medir)
- 200g de açúcar
- 200g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente (mais um pouco para untar)
- raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- suco de 2 limões sicilianos
- ½ colher (chá) de folhas de tomilho fresco (aperte-as na colher na hora de medir)
MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês de 30 cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Peneire a farinha sem glúten, o fermento e o sal e misture com a farinha de amêndoa. Reserve.
Soque as folhas de tomilho com parte do açúcar até ficar verdinho e perfumado e as folhas bem maceradas.
Na batedeira, bata em velocidade média o açúcar aromatizado e o restante do açúcar com a manteiga e as raspas de limão siciliano até que o creme fique claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Se após a adição do ovo, a massa talhar, adicione um pouco da mistura de farinhas. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos aos poucos.
Coloque a massa na forma e asse por aproximadamente 35-40 minutos até dourar e a massa passar pelo “teste do palito”.
Quando o bolo estiver quase pronto, faça a calda: junte o açúcar com o suco de limão e leve ao fogo médio mexendo até o açúcar dissolver. Junte as folhas de tomilho e deixe ferver por aproximadamente 1 minuto. Retire do fogo e reserve.
Quando o bolo sair do forno faça furinhos com o auxílio de um palito. Aos poucos, despeje a calda quente sobre o bolo. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.
(*) Mistura de farinha sem glúten: 450 g de farinha de arroz branco + 115 g de fécula de batata + 60 g de fécula de mandioca + 60 g de amido de milho + 4 colheres de chá de goma xantana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário