quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cupcake de cenoura com especiarias

Lembro como se fosse hoje da primeira vez que tentei fazer um bolo sem glúten. Quando a nutricionista disse que teria que cortar o glúten  (isso foi em 2007), eu achei que bastava tirar a farinha de trigo, adicionar a de arroz e bolo ficaria uma maravilha! Que nada, o coitado foi direto para o lixo: a textura era terrível e o gosto pior ainda.

Naquela época as receitas disponíveis na internet eram escassas e as misturas de farinhas que eu achava não substituíam a farinha de trigo de forma eficiente. Lembro que depois de dois meses sem o glúten desisti e voltei para minha alimentação normal.

Esse ano, quando resolvi tirar o glúten novamente, comecei a utilizar misturas de farinhas prontas, mas os melhores resultados consegui com a mistura do  Livro Receitas Especiais Sem Glúten. Agora posso pegar qualquer receita que acho, adaptar e ter a certeza que o bolo sairá perfeito. E foi o que fiz com a receita de hoje, bastou trocar a farinha de trigo pela mistura de farinhas e pronto! Um bolo delicioso sem glúten e ainda sem lactose.




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Queen Elizabeth Cake (bolo de tâmaras)

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada pela Inglaterra e pela Rainha. Segundo o blog London Eats , a Rainha gostava de ir para a cozinha de vez em quando e faria esse bolo para ser vendido em obras de caridade, sendo esse o único bolo que ela teria feito. Verdade ou não, eu tinha que tentar fazer essa receita né? Só o aroma desse bolo enquanto assava já mostrou que vinha coisa boa e que eu tinha acertado na escolha. 

Depois de pronto, um chá inglês com um pouquinho de leite pra acompanhar, é claro! 





sábado, 15 de novembro de 2014

Bolo divino de chocolate com recheio trufado

O livro Baking Bible da Mary Berry é uma excelente fonte de inspiração. Pro aniversário do maridão resolvi experimentar o bolo que, segundo a Mary, é "melhor bolo de chocolate de todos os tempos". A receita é muito simples e o resultado é um bolo com gosto marcante e muito macio. Já vi que usarei esta receita como base para vários outros bolos.




domingo, 9 de novembro de 2014

Bolo de cenoura

Desde que comecei a cozinhar sem glúten minha dispensa ficou lotada. Se antes meu bolo levava farinha de trigo e amido de milho, hoje um bolo comum leva farinha de arroz, fécula de batata, fécula de mandioca, amido de milho e goma xantana. Mas ainda tenho farinha de banana verde, farinha de coco, farinha de amêndoas, farinha de chia, farinha de quinoa, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar de coco, entre outras coisas. Como se o meu armário já não estivesse lotado o suficiente, comprei essa semana a farinha de Teff e a farinha de sorgo da Bob's Red Mill para testar.

A farinha de Teff, pelo que andei lendo (*), é super nutritiva, rica em ferro, cálcio e fibras. É pouco calórica e pode ser usado em misturas que substituem a farinha de trigo sem deixar sabor residual.

Para testá-la resolvi adaptar a receita do bolo de cenoura da Rita Lobo. E não percebi qualquer alteração de sabor em relação aos bolos de cenoura que já fiz. Com certeza não vou deixar faltar essa farinha aqui em casa.



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Red Velvet

Minha mãe costuma dizer que lá no meu trabalho comemoramos até perna quebrada só para ter motivo para festejar e comer. Ela exagera um pouco, mas realmente adoramos nós reunir e tomar um café acompanhado de alguma guloseima pelo menos uma vez por semana. E é um privilégio trabalhar num ambiente assim. Para a comemoração dos aniversariantes de outubro (que deveria ter sido na sexta passada se não fosse o feriado) escolhi essa receita de Red Velvet da minha mais nova aquisição, um livro chamado Vintage Cakes, que além de ser graficamente lindo, é cheio de receitas deliciosas. 


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bolo de chocolate com biomassa de banana verde

Tem dias que a vontade de comer chocolate toma conta de mim! Mas como não dá pra me jogar numa caixinha de língua de gato da Kopenhagen sempre que bate essa vontade, tenho que procurar formas mais saudáveis de lidar com minha "esganação". Aproveitando que tinha uma caixinha de biomassa de banana verde na dispensa (coisa de quem faz regime né?) resolvi experimentar esse bolo de chocolate, que além ser de rápido de fazer, é muito gostoso. A receita original é do site Fitfood Ideas, só mudei um pouco com a adição de farinha de amêndoas, para dar um pouquinho de crocância a massa.  Ah! Ele é ainda mais gostoso no dia seguinte.




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Bolo fácil de côco

Há menos de dois meses de me jogar no paraíso do junk food, resolvi voltar com força total para a dieta. Sem abandonar meus bolos, é claro. Para (re)começar com o pé direito, escolhi esse bolo de côco que aprendi no curso da @doris_gomes. A receita está um pouco adaptada, mas ainda é muito fácil de fazer (adoro bolo de liquidificador), além de ser sem glúten e sem lactose.  Vale a pena experimentar!