Lembro como se fosse hoje da primeira vez que tentei fazer um bolo sem glúten. Quando a nutricionista disse que teria que cortar o glúten (isso foi em 2007), eu achei que bastava tirar a farinha de trigo, adicionar a de arroz e bolo ficaria uma maravilha! Que nada, o coitado foi direto para o lixo: a textura era terrível e o gosto pior ainda.
Naquela época as receitas disponíveis na internet eram escassas e as misturas de farinhas que eu achava não substituíam a farinha de trigo de forma eficiente. Lembro que depois de dois meses sem o glúten desisti e voltei para minha alimentação normal.
Esse ano, quando resolvi tirar o glúten novamente, comecei a utilizar misturas de farinhas prontas, mas os melhores resultados consegui com a mistura do Livro Receitas Especiais Sem Glúten. Agora posso pegar qualquer receita que acho, adaptar e ter a certeza que o bolo sairá perfeito. E foi o que fiz com a receita de hoje, bastou trocar a farinha de trigo pela mistura de farinhas e pronto! Um bolo delicioso sem glúten e ainda sem lactose.